sábado, 9 de abril de 2011



A arte circense, um bem social


No Brasil e no mundo, as artes ganham cada vez mais espaço, e hoje são vistas como uma forma de expressão corporal, e uma maneira de moldar nossos conhecimentos e até mesmo como uma terapia. A pratica circense em espetáculo traz grandes benefícios ao ser humano que vão desde ao aumento da auto-estima, passando pelo combate ao estresse, ate a melhoria da postura corporal, uma criança que participa das aulas, se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização.
A oficina de arte circense traz trabalho de equilíbrio entre a liberdade de expressão da criança e do adolescente e a necessidade de levá-los ao contexto cultural, através da atividade sistematizada; ou seja, com a pratica circense tentamos fazer com q o individuo reconheça o que tem de comum ente ele e os outros, e sempre valorizando o lúdico e trazendo consigo a originalidade expressiva.
Paralelamente vemos o circo como um fenômeno artístico e a sua exposição em nossa sociedade, aparecendo em clubes, academias, escolas, universidades e especialmente nos centrosde formação profissionalque se multiplicam pelo Brasil nos últimos anos; e, partindo disso deixando de ser um entretenimento e se tornando uma forma direta á educação.
A realidade que estamos hoje sofre inúmeras transformações e com a violência, trafico, prostituição, os nossos jovens e adolescente entram nessa situação e ficam extremamente prejudicados, entretanto a natureza delas deseja que elas sejam crianças antes de se tornarem homens, e, se tentarmos inverter o projeto, produziremos frutos imaturos que não terão maturação e sem sabor e logo estão estragados.
Com a oficina de arte circense os caminhos se abrem, novos rumos se apontam numa tentativa de conferir as artes o seu verdadeiro papel na educação.


Um comentário:

  1. torcemos para que alcance então seu objetivo junto a esssa comunidade ...parabéns

    ResponderExcluir